segunda-feira, 17 de maio de 2010

]A minha Terra]








Hoje terei descoberto entre outras coisas que a minha terra é igual a outra terra qualquer.
E que as gentes da minha terra são como as gentes de outro sítio qualquer.

Existe uma pequena diferença contudo. Quando caminhava a pé na estrada que percorri inúmeras vezes até aos catorze anos com os meus pais, o meu irmão e a minha irmã no Fiat Uno desde Argabiça - Gatão em direcção ao Colégio de S. Gonçalo fui reconhecido por um indivíduo que fez questão de parar e sair do carro. Quando chama por Ricardo não hesitei em dirigir-me a ele. Confesso que não o reconheci. Quando me disse o nome terei ido buscar aos meus arquivos profundos alguma informação, Carlos, o pardal. Tinha um brinco em cada orelha, um sorriso rasgado, a pele já algo queimada pela vida. Teremos sido colegas de catequese. És fotógrafo, perguntou? Ele trabalhava na construção. "Estive a trabalhar nas Canárias, mas vim-me embora de Tenerife antes que o dinheiro não chegasse para a viagem e tivesse de vir a nado. Estive na França com família. Lembras-te quando nevou o ano passado em Amarante? Estava a trabalhar cá fora, olhei para cima e a neve caía. Agora é melhor, trabalho com gesso e estuque não apanho chuva nem sol."
És fotógrafo, voltou a perguntar. Vai ao alto do Ladário, lá tens boa paisagem para tirar as fotografias. Isto aqui não é bonito, disse.


Não é exactamente igual parar o carro para tirar uma fotografia na minha terra, ou no Gerês, em Montesinho, no Alentejo ou à beira mar num sítio qualquer. A diferença entre a minha terra e outra terra qualquer é que na minha terra as pessoas ainda me conhecem. Não sei como é que ele me conheceu passado estes anos.

Caminhar na minha terra, no Gerês, no Alentejo, no Douro é a mesma coisa. A luz gloriosa que banha o país que conheço nesta temperatura amena ao fim da tarde não é muito diferente. O seu valor é, para mim, inestimável.

3 comentários:

  1. E as fotos são do alto do Ladário?

    ResponderEliminar
  2. Não cheguei a ir ao alto do Ladário... São umas fotos da paisagem vulgar vista da estrada trilhada inúmeras vezes. São os sítios do costume. :-)

    ResponderEliminar

Exposição no Flickr - Flickr exhibition

MÚSICA DE ACOMPANHAMENTO DA EXPOSIÇÃO FLICKR

MUSIC BELOW