segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

[Geologia - rochas do Porto, as mais antigas de Portugal] [The oldest portuguese rocks @ Porto]




As rochas da Orla Marítima da cidade do Porto são das mais antigas que afloram em Portugal e constituem um Património Geológico de elevado interesse científico-didáctico, o Complexo Metamórfico da Foz do Douro, classificado como Património Natural Municipal. Em Abril de 2005 foi criado um percurso temático para divulgação deste património designado por "Passeio Geológico da Foz do Douro", sinalizado com nove painéis de informação dirigida ao público em geral.


(...)
As margens destes terrenos encontram-se, actualmente, “soldadas” formando como que “cicatrizes” que se materializam pela existência de falhas e de zonas de cisalhamento. É exactamente numa dessas zonas, mais concretamente, na zona de cisalhamento Porto-Tomar, que separa a ZCI da ZOM, que se localiza um tesouro geológico com milhões de anos: o Complexo Metamórfico da Foz do Douro (CMFD).


O CMFD situa-se na zona ocidental da cidade do Porto, nas freguesias de Nevogilde e Foz do Douro estendendo-se ao longo de uma série de pequenas praias entre a foz do rio Douro e o Forte S. Francisco Xavier. (...)

http://194.79.88.139:8081/pgfd/index.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Exposição no Flickr - Flickr exhibition

MÚSICA DE ACOMPANHAMENTO DA EXPOSIÇÃO FLICKR

MUSIC BELOW